Foto: Danilo Eliéser / Folha Atual
Dando continuidade às atividades do Circuito das Profissões, que têm ocorrido ao longo do mês de setembro, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) proporcionou nesta segunda-feira, 25 de setembro, uma manhã esclarecedora para os alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Veja AQUI mais imagens!
Intitulado de “A UESPI no IMH”, o evento foi uma atividade do Programa ‘A UESPI na Sua Escola’, que trouxe representantes da Universidade Estadual do Piauí – Campus Picos, para compartilhar informações sobre a instituição e as oportunidades disponíveis.
A palestra, que ocorreu no auditório do IMH, apresentou a estrutura da UESPI de Picos, destacando os diversos cursos oferecidos, programas de pesquisa e extensão, além de bolsas de auxílio e o papel ativo do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Palestra foi desenvolvida para alunos do 3° ano
A palestra foi conduzida pela pedagoga e professora da UESPI, Edna Maria Barros, e pela engenheira agrônoma e professora Dra. do curso de Agronomia da UESPI, Gynna Silva Azar.
Também participaram do momento, Matheus Alencar, representando o DCE; a professora Socorro Pinheiro, representando o curso de Ciências Contábeis; e a aluna Fátima, que apresentou programas e bolsas de pesquisa e extensão oferecidos pela UESPI.
Representantes foram acolhidos pela diretora Irmã Ana Tereza
A professora Gynna Silva Azar enfatizou a importância do evento: “O que aconteceu aqui hoje foi um momento de muita satisfação, de reflexão, um momento para mostrar quem é a UESPI para os jovens do IMH, que estão na fase de escolher sua profissão. Muitos deles nem conhecem a UESPI, não sabem quais cursos existem ou como funciona uma universidade pública. A gente veio aqui para incentivar esses alunos a fazerem o ENEM, participarem da nossa instituição e fazer parte do ensino público de qualidade. Eu gostaria que mais escolas tivessem o mesmo empenho de formar, de dar informações para esses jovens e oportunizar o conhecimento das mais diversas profissões e instituições que existem no nosso estado, assim como faz o IMH”.
Gynna Silva Azar, engenheira agrônoma
A professora Edna Barros complementou dizendo que a iniciativa do IMH em trazer representantes da UESPI para esclarecer dúvidas e apresentar oportunidades educacionais demonstra o compromisso da escola em auxiliar seus alunos na tomada de decisões importantes para o futuro de suas carreiras acadêmicas e profissionais.
Edna Barros, pedagoga
“O objetivo maior dessa palestra é trazer para a sociedade a conscientização sobre a importância da universidade, sobre a importância da escolha de um curso. A UESPI de Picos oferece muitas possibilidades de escolha para os alunos, permitindo que eles obtenham uma formação de qualidade sem necessariamente precisar sair de sua região. A universidade é um espaço de transformação, tanto no aspecto profissional quanto na formação para a vida. É uma formação completa, conjunta, que agrega diversas formações do ser humano”, disse a pedagoga.