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Domingos & Feriados | FECHADO

Seg - Sex | 7:00 - 17:00

Sábados das 8:00 as 12:00

 

Normas e Orientações

Normas de Convivência e Procedimentos Disciplinares

1 – PONTUALIDADE

NO INÍCIO DA PRIMEIRA AULA 

O portão estará aberto das 6h50 às 7h10 (manhã) 12h50 às 13h10 (tarde)

O aluno que chegar atrasado à primeira aula deverá se apresentar à coordenação de disciplina para registro na agenda, e entrará somente para a segunda aula.

Tolerância: 10 chegadas atrasadas ao ano. Ao ultrapassar a tolerância o/a   aluno/a  não poderá mais chegar atrasado/a.

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A PARTIR DA SEGUNDA AULA

Estar no colégio e, sem motivo que o justifique, chegar em sala após o professor, o aluno será enviado à coordenação de disciplina para registro na agenda. Em caso de reincidência, após 3 registros, o aluno será enviado para casa.

2 – POSTURA EM SALA DE AULA

O aluno que realizar atividades alheias à aula (folhear revistas, álbuns, utilizar celular, internet, tablets etc.), prejudicar o andamento da aula com conversas paralelas e brincadeiras, será advertido e trabalhado pelo professor.

Se cometer falta grave (agressão moral com palavras ou gestos; agressão física; não acatar as determinações da Escola; promover desordens), serão tomadas as seguintes medidas:

  • Encaminhamento do aluno ao SOE e/ou à Direção;
  • Solicitação da família à Escola;
  • Suspensão do aluno quando a falta cometida assim o exigir.

Ocupar sempre o lugar que lhe foi destinado na sala de aula.

Outras normas serão discutidas e aprovadas em sala de aula referentes ao Ensino Médio, que serão anexadas às existentes nesta agenda.

3 – AUSÊNCIA DA SALA DE AULA 

O aluno só poderá ausentar-se da aula com a permissão do professor.

Caso contrário, ficará impossibilitado de participar da referida aula e a ocorrência será notificada na agenda.

Persistindo a indisciplina, a família será convocada à Escola.

4 – NÃO APRESENTAÇÃO DE TAREFAS 

As advertências e o controle serão feitos pelo professor e registrados na agenda.

Em caso extremo de reincidência, o aluno será encaminhado ao SOE, o qual convocará a família à Escola.

5 – AUSÊNCIA DE MATERIAL 

O aluno que não estiver com o material necessário ao acompanhamento da aula (livros, apostilas, outros) será inicialmente advertido pelo professor. Com a persistência do caso, o aluno será encaminhado ao SOE, e este tomará as seguintes medidas cabíveis.

  • Conversa individual com o aluno;
  • Comunicação à família para as devidas providências;
  • Envio do aluno para casa.

6 – UNIFORME 

O aluno que não comparecer ao Colégio com o uniforme oficial completo ficará impossibilitado de assistir à aula. Valendo também para o uso correto do tênis da cor preta e meia branca.

Às sextas-feiras e sábados, e em outras atividades escolares, tais como: segunda chamada, recuperação, olimpíadas, aula de campo, pesquisas etc. exigem também o uso do uniforme, só sendo permitidas as camisetas do ano anterior (2014) ou do ano em curso (2015), que contenham a logomarca do IMH.

7 – AGENDA ESCOLAR

É obrigatório o uso sistemático da agenda. O aluno que for detectado sem ela entrará em contato com a família, a fim de fazê-la chegar à coordenadora de alunos.

8 – DANOS A MÓVEIS, IMÓVEIS E UTENSÍLIOS 

Ficará sob a responsabilidade do aluno e dos pais a reposição deles.

9 – SAÍDAS ANTECIPADAS 

O comunicado para saídas antecipadas deverá vir registrado na agenda, pelo responsável, e apresentado à coordenação de alunos na entrada da Escola.

Sem permissão da Coordenação ou Direção, o aluno que sair da Escola só retornará no dia seguinte e acompanhado do responsável.

 10 – UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS 

CELULAR (Dispositivo Móvel)  – Não será permitido o uso do celular nas dependências da escola (de modo especial em sala de aula).

TELEFONE – Seu uso será permitido antes da primeira aula, no horário do recreio e após a última aula. Em casos de necessidade de comunicação com a família, procurar a coordenação. 

 11 – OUTRAS DECISÕES

  • A Escola não assume responsabilidade financeira por roubos, danificações ou perdas de objetos.
  • O não cumprimento das normas de convivência e procedimentos disciplinares poderá acarretar, aos alunos, as seguintes sanções em crescente grau:

– advertência oral e escrita;

– saída da sala de aula;

– convocação da família à Escola;

– suspensão e/ou transferência.

Os casos omissos serão resolvidos pela direção da Escola, tendo ouvido Serviços e Setores quando o acontecimento o exigir (observar quando necessário o regimento da escola).

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Compromisso do Aluno

  • Assumir as atividades escolares com toda seriedade, tendo-as como indispensáveis ao desenvolvimento de suas potencialidades.
  • Ter atitudes de respeito com os colegas, funcionários, professores e direção, comportando-se dentro e fora da Escola de acordo com as normas disciplinares da Escola e as regras de bom convívio social.
  • Usar o uniforme escolar completo, como elemento indispensável à sua presença às aulas e em outras atividades escolares, tais como a segunda chamada, recuperação, olimpíadas, aulas de campo, pesquisas etc., sendo permitido o uso de quaisquer camisas personalizadas do IMH. Para a realização de trabalhos à tarde é suficiente o uso da camiseta personalizada.
  • Zelar pela escola, evitando prejuízos, por menor que sejam.
  • Abster-se do uso do fumo ou outras drogas, sobretudo nas dependências do colégio.
  • Conservar-se fiel ao calendário de avaliações.
  • Acolher os avisos e comunicações, valorizando as pessoas que os transmite.
  • Participar das atividades sociais, cívicas e recreativas promovidas pela Escola.
  • Esforça-se para tornar-se consciente, participativo, livre, criativo, fraterno, comunicativo, conforme a Proposta da Escola.

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Pais ou Responsáveis

  • Os encontros acontecerão em forma de assembleias ou em reuniões, para esclarecimento sobre métodos, para informações, estudos, orientações em geral e avaliação da caminhada.
  • A presença dos pais ou responsáveis às reuniões planejadas pela Escola atesta o compromisso e responsabilidade para com o processo educativo dos filhos.
  • Não é permitido aos pais ou responsáveis irem à sala de aula, deverão aguardar na recepção. Qualquer comunicação deverá ser feita através da recepcionista.
  • Todos os assuntos relacionados com a Escola devem ser resolvidos na Escola, com a direção e coordenação, em dia e horário letivo, e não por telefone.
  • A Escola não se responsabiliza pelo extravio, furto ou perda de objetos que os alunos tragam em seu poder.
  • O não comparecimento do aluno às aulas deverá ser informado à coordenação de alunos ou pedagógica.

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Normas Gerais para os Professores

  • Ser pontual e assíduo às aulas, eventos, planejamentos, reuniões, no registro das notas e entrega de provas corrigidas na secretaria etc.
  • Participar da vida da Escola, assumindo a Proposta Educativa.
  • Comunicar à Direção e/ou Coordenação Pedagógica por escrito: falta ao trabalho; ausência de sala de aula; casos de substituição (entregar para coordenação o calendário, devendo providenciar pessoa habilitada para assumir).
  • Repor as aulas não realizadas dentro do bimestre em horário contrário.
  • Entregar para a coordenação pedagógica trabalhos para digitação, provas etc. 5 dias úteis antes da data marcada para a realização deles.
  • Acompanhar o uso da agenda pelos alunos, registrando sempre o roteiro da aula, como também fazendo as anotações necessárias.
  • Trabalhar as situações de indisciplina que surgirem em sala de aula com serenidade e competência.
  • Providenciar antecipadamente o material necessário às aulas do dia (textos, vídeos, retroprojetor, notebook, data show, DVD etc.).
  • Ser ágil no deslocamento de uma sala a outra, bem como após o toque de término do recreio.
  • Manter um relacionamento fraterno com os alunos, evitando rótulos, preferências ou discriminação.
  • Preparar aulas motivadoras, despertando no aluno o prazer pelo estudo.
  • Manter o celular desligado quando estiver em sala de aula, reuniões e planejamentos.
  • Devolver à secretaria os diários e piloto, evitando levá-los para casa, e manter os Diários de Classe sempre atualizados.
  • Ser criterioso quanto às saídas dos alunos ao banheiro e bebedouro.
  • Abster-se do uso do fumo e do celular nas dependências da Escola.
  • Cuidar da postura mediante o acompanhamento sistemático de avaliação pra entre ajuda com a participação de alunos, colegas de trabalho, pais, direção e diversos serviços e setores da Escola.

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Sistema de Avaliação 

  • Para efeito das avaliações da aprendizagem, o ano letivo está dividido em quatro bimestres.
  • As tarefas de casa ou de classe e observações são meios, e não fins em si mesmos, para o professor verificar se houve aprendizagem.
  • A verificação do rendimento escolar compreenderá a avaliação contínua de aproveitamento e a análise dos elementos: assiduidade, participação, atitudes e conhecimentos, bem como para outros instrumentos avaliativos como: pesquisas, seminários, relatórios, olimpíadas, aula de campo, dança, teatro, produção, debate etc.
  • O resultado das avaliações da aprendizagem será expresso em NOTAS de 0 a 10.
  • Ao término de cada bimestre do ano letivo, o aluno que não tiver conseguido a nota de aprovação será submetido à recuperação do final de cada semestre.
  • As avaliações mensais serão marcadas pela secretaria do Colégio.
  • O aluno que não fizer a avaliação no dia e horários marcados pela secretaria ficará para uma Segunda Oportunidade, desde que haja um motivo justo ou apresente o atestado médico, não ficando isento, em ambos os casos, da taxa estabelecida pela Escola. O responsável pelo aluno deverá comparecer à Escola (Coordenadora do Curso) no prazo de 24 horas, para preenchimento de uma ficha solicitando o direito de Segunda Chamada.

Recuperação

A recuperação tem por objetivo ajudar o aluno na superação das insuficiências na construção da aprendizagem, no decorrer do ano letivo. Por isso se fará após cada semestre. É obrigatório para a Escola e para o aluno.

Biblioteca e Laboratório de Informática

Frequentar a Biblioteca e Laboratório dentro do horário previsto, com a finalidade de maior enriquecimento pessoal através de leituras, trabalhos e pesquisas.

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