Fale Conosco

(89) 3422 1243

Ou visite-nos!

Domingos & Feriados | FECHADO

Seg - Sex | 7:00 - 17:00

Sábados das 8:00 as 12:00

 

Nossa História

NOSSA HISTÓRIA NA CIDADE DE PICOS

Realizando o sonho de Monsenhor João Hipólito de fundar uma escola dirigida por Religiosas que assumissem um processo educativo de qualidade à luz dos valores cristãos, funciona na cidade de Picos, há 72 anos, o INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO.

Em maio de 1943, o Revmo. Pe. Paulo Libório, ao visitar o seu sobrinho que se encontrava enfermo no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, espaço onde as Irmãs Cordimarianas assumiam o serviço de enfermagem, encontrando-se com a Supervisora Geral – Madre Maria de Jesus, manifestou o desejo de seu sobrinho de doar uma casa em Picos, onde poderia funcionar uma escola para crianças, adolescentes e jovens.

congrega-1
congrega-3

Após o falecimento do Monsenhor Hipólito, as Irmãs Cordimarianas encerraram o seu compromisso com o Hospital. Aproveitando a oportunidade, Monsenhor Paulo Libório e o Sr. Bispo Diocesano de Teresina – Dom Severino Vieira de Melo entraram em contato com a Supervisora Geral e seu Conselho, que aceitou a sua proposta.

Imediatamente entraram em contato com várias famílias da cidade de Picos. Logo todos tomaram as providências para acolher as Irmãs Cordimarianas da melhor forma possível, oferecendo as devidas condições, e iniciaram pequenos serviços como: orientação de curso de datilografia, bordados, corte e costura, culinária, assim como catequese de crianças, num grande sintonia com o Vigário da Paróquia.

Assim, no dia 5 de março de 1944, com a presença de Monsenhor Paulo Libório e das autoridades civis da cidade, foi oficializada a Instituição Escolar que recebeu o nome de INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO, em homenagem ao seu idealizador. Foi um dia de muita festa e alegria para a sociedade picoense, que marcou presença amiga e fraterna acolhendo a nova experiência não só com recursos financeiros, mas apoiando a iniciativa com muita esperança de que essa obra iria ajudar o crescimento da cidade e a formação de uma cidadania cristã, comprometida com as novas gerações, que devem ser geradoras de vida nova, para acompanhar os sinais dos tempos em resposta aos apelos de Deus.

Com o progresso da cidade, a Escola sentiu a necessidade de ampliar as instalações para melhor desempenho da sua atividade educativa. A casa onde se iniciou a experiência, na Av. Getúlio Vargas, foi vendida e comprado um terreno à Rua Monsenhor Hipólito, onde foi construído o atual colégio. De início funcionava apenas o curso primário, depois o curso ginasial e passou a denominar-se GINÁSIO MONSENHOR HIPÓLITO.

Em 1972, pela Reforma do ensino promulgada em 1971, unificou-se os cursos existentes, voltando a chamar-se INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO.

Em, 1992, foi criado o 2º. Grau e, assim, o Instituto Monsenhor Hipólito passou a ser Escola de 1º. e 2º. Graus. Hoje, funcionam os seguintes níveis.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Em 1997, a Escola foi informatizada.

Em 2010, é pioneiro no Estado do Piauí em lançar o Projeto: Tecnologia a serviço da Educação. O professor, o aluno e o leptop em sala de aula. Também nesse mesmo ano com muita ousadia e compromisso com o meio ambiente e sustentabilidade vivência o Projeto IMH ECO essa marca também é consciente e sustentável.

Destaque dos projetos inovadores como: “CAÇADA AO QR CODE” que foi apresentado pelas professoras Andréia Vitorino Marcos, Maria Jucilene de Araújo e Irlane de Sousa Veloso em 2015 no VI Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trata-se de uma atividade desenvolvida com alunos de 6º e 7º anos com o objetivo de incentivar a leitura e a compreensão de diferentes gêneros textuais a partir de trechos de poemas disponíveis em códigos do tipo QR Code espalhados pela escola. Como também o projeto intitulado “UTILIZANDO A INTERNET DE FORMA SEGURA, ÉTICA E RESPONSÁVEL NO INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO (IMH) – PICOS/PI”, de autoria de ANDREIA VITORINO MARCOS, foi apresentado no IV Workshop em Formação de Professores (WORKTEC), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), em Teresina. Integração do IMH no seleto grupo de educadores MAKERS – Movimento Mão na Massa do LAB  Educação/SP, proporcionando a inclusão do projeto Robótica Educacional na instituição escolar.

Em busca de atender aos desafios do mundo globalizados, em 2016 lança com ousadia o PROGRAMA BILINGUE em parceria com INTERNATIONAL SCHOOL, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Séries Iniciais.

Atualmente todas as salas e setores são climatizados e conta com amplas quadras  para práticas desportivas, parques para crianças e piscinas.

Assim, o IMH continua com todo empenho, alegria, esperança e constantemente conta com a participação ativa e efetiva de todos os coordenadores, educadores e setores da Escola, buscando construir um caminho de fraternidade, solidariedade, amizade no desenvolvimento das habilidades e competências de seus educandos, além do apoio de muitas famílias que ajudam a sermos fieis ao nosso “Compromisso com a Fé e o Saber”, à Luz do Carisma Cordimariano.

2016 – INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO

CELEBRA SEUS 72 ANOS DE COMPROMISSO COM A

EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE PICOENSE.

“Picos! Como é grande o meu amor por você!”

VOCÊ ALUNO(A) CORDIMARIANO(A)

FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA!

Comunidade Dirigente e Educativa

MÍDIAS SOCIAIS

Visite, Curta e Compartilhe nossos conteúdos das Mídias Sociais. Ajude a
disseminar educação e conhecimento. É assim que evoluímos!

NEWSLETTER

Receba notícias e informativos sobre assuntos relacionados
a escola, e ao universo da educação. Cadastre-se!

Últimas Notícias

olimpiadas-imh2016