Fale Conosco

(89) 3422 1243

Ou visite-nos!

Domingos & Feriados | FECHADO

Seg - Sex | 7:00 - 17:00

Sábados das 8:00 as 12:00

 

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Anos Iniciais - 1º ao 5º ano

Sobre o Ensino Fundamental...

Do  Ensino Fundamental – Anos Iniciais – manhã e tarde.

Em conformidade com a legislação vigente, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a duração de cinco anos, atende crianças de 6 (seis) a 10 (dez) anos de idade. Proporcionando condições para que o educando descubra a sua capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da interpretação, da escrita, do raciocínio lógico, do cálculo e das relações socioemocionais.

Partindo dessa organização, nossa Proposta Pedagógica, está alinhada ao que está proposto na Base Nacional Comum Curricular, que busca o desenvolvimento de sujeitos críticos, criativos, autônomos, solidários, democráticos, justos, inclusivos, inovadores e caracterizados por flexibilidade cognitiva. Para tantos desafios formativos, acredita-se que é essencial repensar e, constantemente, estar pronto para refletir sobre cada Área de Conhecimento com seus respectivos componentes curriculares.

Buscando dar continuidade às vivências e aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil, por meio de projetos lúdicos que ajudaram na construção de competências e habilidades básicas, o ensino Fundamental – Anos Iniciais oferece condições para o desenvolvimento integral e harmonioso dos educados nos aspectos intelectual, físico, espiritual, cívico, social e moral que instiga-os a aprender a ser, a aprender a fazer, a aprender a aprender e a aprender a conviver, através de práticas educativas e projetos como o Leitur’Arte que incentiva sonhos e a formação de novos escritores; Criando e Aprendendo que trabalha a interdisciplinaridade, o movimento mão na massa, no qual os alunos com o envolvimento da escola e em parceira com as famílias constroem novos conhecimentos; Cyber Leitura que realiza leituras, atividades, dramatizações de diversas obras literárias que  despertam o senso crítico, desenvolve a oralidade, a criatividade despertando para o trabalho coletivo e colaborativo.

Alimentação saudável que conscientiza-os da importância de hábitos alimentares saudáveis para o desenvolvimento da saúde física e mental do ser humano; Gentileza Gera Gentileza Como Cultura de Paz que busca desenvolver nos educandos gestos afetivos, solidários, humanos e de cidadania, direitos e deveres das crianças realizando leituras, interpretações, dramatizações, conversas com as famílias, entrevistas e outros.

O ensino Fundamental – Anos Iniciais além do que está proposto na Base Nacional Comum Curricular, oferece também em seu currículo o ensino de Língua Espanhola de 3º ao 5º ano e o Programa Bilíngue que já está na grade do 1º ao 4º ano.

Na busca em oferecer uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, pautada na FÉ e no SABER é que o nosso currículo é flexível, inovador e aberto para o desenvolvimento de novas práticas que forem surgindo de acordo com a necessidade da sociedade atual.

Orientações Gerais

  1. Em caso de acidente, a Escola entrará em contato com os pais ou responsáveis.
  2. O aluno deverá trazer a agenda diariamente assinada pelos pais ou responsáveis.
  3. Usar corretamente o material escolar, carteiras e instalações.
  4. Zelar pela limpeza do meio ambiente.
  5. Estar presente no desenvolvimento das atividades promovidas pela Escola.
  6. Demonstrar atitudes de respeito e de cortesia com o outro.

Horários:

Ensino Fundamental (1º ao 4º ano)

Manhã: 7h às 11h50

Tarde: 13h às 17h50

Ensino Fundamental ( 5º ano)

Manhã: 7h às 11h20

Tarde: 13h às 17h20

  • Os portões serão abertos 20 minutos antes.
  • Os responsáveis pelos alunos deverão pegá-los nos horários estabelecidos, porém se não for possível, daremos uma tolerância de até 20 minutos.
Coordenação
Neonara Luz Moura Sousa
Iane de Sousa Veloso Moura

Contatos:
Telefone/WhatsApp: (89) 3422-1243
E-Mails :
- Neonara Luz Moura Sousa - neonara@imhpicos.com.br
- Iane de Sousa Veloso Moura - iane@imhpicos.com.br

Disciplinas Curriculares

ÁREA DE LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS

Tendo como base os documentos, os campos de atuação que orientam e norteiam o trabalho em Língua Portuguesa. São eles: Campo Artístico-Literário, Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa, Campo Jornalístico-Midiático e Campo de atuação na Vida Pública. Busca-se compreender as diversas formas de manifestação da linguagem estabelecendo eixos organizadores correspondentes às práticas da leitura, escuta, produção de textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias. A área de Linguagem abrange os segmentos Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Língua Espanhola, Educação Física para dialogar com os Campos de atuação.

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

O estudo de Ciências no Ensino Fundamental pretende enriquecer e complementar o entendimento das múltiplas relações físicas, químicas, biológicas, geológicas, dentre outras, que ocorrem no ambiente.

Nessa perspectiva, essa área tem muito a ofertar e possibilitar, pois tem a capacidade de desenvolver no aluno, conhecimentos que promovam a interação da vida como o contexto ambiental, com as implicações psicológicas, sociais, culturais, políticas, tecnológicas e econômicas.

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

A área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental está organizada em dois componentes curriculares: História e Geografia. O grande objetivo da área é possibilitar reflexões e tomadas de consciência dos estudantes sobre a própria existência, o significado dos direitos humanos, além da autonomia e a responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações.

Assim, com o desenvolvimento dessas competências, espera-se que o aluno adquira uma atitude investigativa, criativa, crítica, dialógica, sustentável diante das questões sociais, interferindo e promovendo transformações no meio em que vive, a partir da consciência sobre si mesmo.

ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

A educação matemática é um conhecimento fulcral para o entendimento de várias questões que acompanharão a vida do estudante.

Ressalta-se ainda, a importância do componente que, por meio da resolução de problemas do dia-a-dia, leve o aluno dos Anos Iniciais a articular os diversos capôs da Matemática – A Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas, Estatística e Probabilidade – e, ainda, a desenvolver a capacidade de agir nas mais diversas situações, dentro e fora da escola. O objetivo é que o aluno amparado, pelos processos matemáticos, tenha cada vez mais autonomia para criar, solucionar e tomar decisões.

Outras Atividades

Últimas Notícias

XI CONCURSO DE POESIA

Em virtude do octogésimo aniversário do Instituto Monsenhor Hipólito, a participação no Concurso será aberta…


Aluna do IMH vence concurso de poesia da ALERP

Além de Lorena, apenas uma pessoa do Piauí venceu o concurso este ano. Aluna Lorena…