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IMH realiza culminância do projeto ‘Vivenciando o Folclore’

Projeto contou com uma série de atividades envolvendo jogos, parlendas, trava-línguas, adivinhas e a apresentação de lendas do folclore brasileiro.
Representação da lenda do bumba-meu-boi
Foto: Danilo Eliéser / Folha Atual

Por: Danilo Eliéser

Com o objetivo de resgatar e preservar as tradições culturais, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu nesta terça-feira, 22 de agosto, a culminância do projeto “Vivenciando o Folclore”. O evento trouxe uma série de atividades envolvendo jogos, parlendas, trava-línguas, adivinhas e a apresentação de lendas tradicionais do folclore brasileiro.

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Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e apresentar para outras turmas tudo o que aprenderam em sala de aula sobre o folclore. As atividades foram conduzidas pelas professoras do Ensino Fundamental anos iniciais: Elma Luz, Remédios Leal, Marcela Jaqueline, Lucimar Luz e Maria Edilete.


Professoras dos anos iniciais conduziram o projeto

“Esse projeto, desenvolvido com os alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental I, é de suma importância em suas vidas. Através dele, estamos resgatando a cultura piauiense e brasileira por meio da apresentação de lendas, incluindo a conhecida lenda do ‘Cabeça de Cuia’ do Piauí, entre outras”, explicou a professora Remédios Leal.


Professora Remédios Leal

“Neste projeto, eles apresentaram jogos, parlendas e trava-línguas, tendo a oportunidade de compartilhar lendas como a Iara, o Curupira, o Saci e o Boto Cor-de-Rosa. Eles também tiveram a chance de apresentar remédios caseiros, explicar as funções das comidas típicas e apresentar o evento para outras turmas, incluindo os 4º e 5º Anos, e ainda, para a Educação Infantil. Não apenas reviveram lendas, mas também compartilharam tudo o que aprenderam”, completou a professora Marcela Jaqueline.

Dentre os destaques da exposição estiveram as comidas típicas, como a paçoca piauiense, a maria isabel, o baião de dois e a cajuína. Os alunos não apenas apresentaram essas iguarias culinárias, mas também explicaram cada uma delas, contextualizando sua importância na região.


Alunos apresentaram as principais comidas típicas do Piauí

Na oportunidade, a aluna Maria Sarah foi uma das que apresentou algumas das comidas típicas para as demais turmas. Em entrevista, ela expressou seu entusiasmo com o projeto. “O folclore é um conjunto de tradições e costumes de um povo, com personagens como o Saci, a Iara, o Curupira e o Boto Cor-de-Rosa. Hoje, vou apresentar as comidas típicas ‘Maria Isabel’ e ‘doce de caju’. Maria Isabel é minha favorita. Todos na minha turma vão apresentar algo, e acho isso muito legal porque o Dia do Folclore é para brincar, imitar personagens e se divertir”, afirmou.


Maria Sarah, aluna do IMH

Já na exposição de remédios caseiros, foram apresentados diversos chás e ervas medicinais, com os alunos detalhando a relevância dessas soluções alternativas de baixo custo e alta eficácia.


Alunos apresentaram alguns remédios caseiros e seus benefícios

Além das lendas folclóricas apresentadas, o evento contou com momentos de descontração, com os alunos participando de rodas para cantigas e danças tradicionais, como o famoso “bumba-meu-boi”.


Apresentação do bumba-meu-boi

A professora Elma Luz ressaltou a importância do projeto ao afirmar: “Esse projeto possui imensa importância, uma vez que envolve o comprometimento dos alunos. Eles aprimoram a oralidade, enquanto resgatam a história de nosso folclore. Muitos alunos não estão familiarizados com todas as lendas e brincadeiras, o que torna essa iniciativa ainda mais valiosa. Embora trabalhemos constantemente o folclore em textos e atividades em sala de aula, durante a Semana do Folclore, nosso foco se intensifica”, finalizou.


Professora Elma Luz

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